segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Cidade Contra A Escola


É esse o título do Livro do Professor Luiz César Queiroz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional, que proferiu a palestra com o tema:
"Questão da Metropolização No Brasil Contemporâneo", no Seminário - METROPOLIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - Uma Nova Agenda, promovido, pela Prefeitura Municipal de Camaçari.

Hoje, segunda, 09 de agosto, foi o primeiro dia do seminário, e o Prof. Luiz Queiroz, explicou-nos o título do seu livro, ao afirmar que "A Cidade Contra A Escola", acontece porque se a cidade não ofereçe as condições necessárias de sociabilidade, os estudantes, terão dificuldade na escola. Ou seja, com base em pesquisas realizadas, o professor constatou que os estudantes que moram nas regiões metropolitanas têm mais chances de não obter sucesso na escola, porque enfrenta, antes de poder chegar na escola, vários problemas que dificultam o seu acesso e a sua permanãncia na escola, como por exemplo, o problema da mobilidade na esfera urbana.

Ou seja, quanto mais o meio urbano for complexo com problemas de violência, falta de oportunidade, de emprego formal, dentre outras demandas sociais, mais difícil será para os estudantes obtiverem sucesso na escola. Assim, a cidade quando não está organizada, e não ofereçe as condições sociais de convivências necessárias, está contra a educação.

O professor destacou também os desafios que a metropolização das cidades trazem, tais como: a coesão social, o  político, o técnico, o institucional, a desfragmentação, a cooperação, e no final da palestra deu sugestões de como as cidades devem enfrentar esses desafios trazidos pela metropolização, que seria construir um projeto metropolitano que pense e considere os ativos e os passivos (desigualdade e investimentos), construir um quadro estratégico para orientar e gerenciar os problemas, mobilizar a sociedade (comunidades) para enfrentar o localismo, e é claro, é necessário um líder para propor esse projeto.



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