sábado, 16 de outubro de 2010

DIA DO (A) PROFESSOR (A)


Ser Professor (a) é ser criatura apaixonada pela criação...
Criação que a cada aula cria-se,
E a cada ano, a cada desfile produz, costura, corta, pinta
Inventa, tenta, experimenta...
As vezes até aprendendo a aprender
Para sempre ter uma lição para ensinar!
Ser professor (a) é ser um pouco de tudo:
Mestre, psicólogo, ouvinte, conselheiro
Pai, mãe, tio, tia, amigo, amiga
Padrinho, madrinha, família...
É ser  alguém que tem que dar significado a vida.
A vida de tantos que não aprenderam a sonhar
Que envolvidos em conflitos e buscas de respostas
Olham para o professor (a) no intuito de encontrar
Alguma razão para continuar...
Ser professor (a) é ser a seta, a luz
A indicar tantos caminhos
Que tem para se guiar
Ser professor (a) é encontrar
Em meio de tantos conflitos
Muitas razões para lecionar.


A Escola professor Luís Rogério deseja a todos os professores (as) um feliz dia, e todos os dias felizes, porque todo dia é dia de professor, porque a aprendizagem é um processo contínuo.

PARABÉNS PROFESSORES (AS) !!!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Luís Rogério e a Inclusão Digital Docente

A Secretaria Municipal de Educação -SEDUC, através da Assessoria de Tecnologia da Informação- ASTEC está oferecendo o curso de Introdução a Inclusão Digital Proinfo Integrado para Professores da Rede Municipal de Ensino de Camaçari da sede e da orla.  Esse curso faz parte de um programa desenvolvido pelo Governo Federal junto ao MEC- Ministério da Educação e Cultura, para formar docentes com condições de utilizar a informática e a internet como instrumentos de aprendizagem.

A nossa escola, como sempre, não ficou de fora, e está sendo representada no curso por várias pessoas: Professoras Marilene Pereira, Obadina e Sérgina; Coordenadora Professora Marinalva do Espiríto Santo e Tânia, funcionária da secretaria. O curso está sendo realizado todos os sábados pela manhã na escola Maria Quitéria.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DISCALCULIA- Dificuldade de Aprendizagem Matemática- Parte 2

DISCALCULIA: é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um déficit de percepção visual. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.

É uma inabilidade menos conhecida, bem como e potencialmente relacionada a dislexia e a dispraxia. A discalculia ocorre em pessoas de qualquer nível de QI, mas significa que têm frequentemente problemas específicos com matemática, tempo, medida, etc. Discalculia (em sua definição mais geral) não é rara. Muitas daquelas com dislexia ou dispraxia tem discalculia também. Há também alguma evidência para sugerir que este tipo de distúrbio é parcialmente hereditario.

Origem e significado da Palavra: a palavra discalculia vem do grego (dis, mal) e do Latin (calculare, contar) formando: contando mal. Essa palavra calculare vem, por sua vez, de cálculo, que significa o seixo ou um dos contadores em um ábaco.

DISCALCULIA: é um impedimento da matemática que vá adiante junto com um número de outras limitações, tais como a introspecção espacial, o tempo, a memória pobre, e os problemas de ortografia. Há indicações de que é um impedimento congênito ou hereditário, com um contexto neurológico. Discalculia atinge crianças e adultos.

Discalculia pode ser detectada em uma idade nova e medidas podem ser tomadas para facilitar o enfrentamento dos problemas dos estudantes mais novos. O problema principal está em compreender que o problema não é a matemática e sim a maneira que é ensinada às crianças. O modo que a dislexia pode ser tratada de usar uma aproximação ligeiramente diferente a ensinar. Entretanto, a discalculia é o menos conhecida destes tipos de desordem de aprendizagem e assim não é reconhecida frequentemente.

Sintomas Potenciais

Dificuldades freqüentes com os números, confundindo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Problemas de diferenciar entre esquerdo e direito.

Falta de senso de direção (para o norte, sul, leste, e oeste) e pode também ter dificuldade com um compasso.

A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior.

Dificuldade com tabelas de tempo, aritmética mental, etc.

Melhor nos assuntos tais como a ciência e a geometria, que requerem a lógica mais que as fórmulas, até que um nível mais elevado que requer cálculos seja necessário.

Dificuldade com tempo conceitual e julgar a passagem do tempo.

Dificuldade com tarefas diárias como verificar a mudança e ler relógios analógicos.

A inabilidade de compreender o planejamento financeiro ou incluir no orçamento, nivelar às vezes em um nível básico, por exemplo, estimar o custo dos artigos em uma cesta de compras.

Tendo a dificuldade mental de estimar a medida de um objeto ou de uma distância (por exemplo, se algo está afastado 10 ou 20 metros).

Inabilidade de apreender e recordar conceitos matemáticos, régras, fórmulas, e seqüências matemáticas.

Dificuldade de manter a contagem durante jogos.

Dificuldade nas atividades que requerem processamento de seqüências, do exame (tal como etapas de dança) ao sumário (leitura, escrita e coisas sinalizar na ordem direita). Pode ter o problema mesmo com uma calculadora devido às dificuldades no processo da alimentação nas variáveis.

A circunstância pode conduzir em casos extremos a uma fobia da matemática e de dispositivos matemáticos (por exemplo números).

Causas Potenciais

Os cientistas procuram ainda compreender as causas da discalculia, e para isso têm investigado em diversos domínios.
Neurológico: Discalculia foi associada com as lesões ao supramarginal e os giros angulares na junção entre os lóbulos temporal e parietal do cortex cerebral.

Déficits na memória trabalhando: Adams e Hitch discutem que a memória trabalhando é um fator principal na adição mental. Desta base, Geary conduziu um estudo que sugerisse que era um deficit de memória para aqueles que sofreram de discalculia. Entretanto, os problemas trabalhando da memória são confundidos com dificuldades de aprendizagem gerais, assim os resultados de Geary não podem ser específicos ao discalculia mas podem refletir um déficit de aprendizagem maiores.

Pesquisas feitas por estudiosos de matemática mostraram aumento da atividade de EEG no hemisfério direito durante o processo de cálculo algorítmico. Há alguma evidência de déficits direitos do hemisfério na discalculia.

Outras causas podem ser:

Um quociente de inteligência baixo (menos de 70, embora as pessoas com o QI normal ou elevado possam também ter discalculia).

Um estudante que tem um instrutor cujo o método de ensinar a matemática seja duro de compreender para o estudante.

Memória a curto prazo que está sendo perturbada ou reduzida, fazendo-a difícil de recordar cálculos.

Desordem congênita ou hereditária. As indicações da mostra dos estudos desta, mas não são ainda concreto.

Uma combinação destes fatores.


Fonte/Referência:

Texto retirado na íntegra do site:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Discalculia

Correçã DISLEXIA

No título da  matéria anterior sobre Dislexia, o título foi escrito equivocadamente. O correto é DISLEXIA, não deslexia. 

DESLEXIA: Difuculdade de aprendizagem com as palavras

DISLEXIA: o que é?


Dislexia (do grego Δυσλεξία, δυσ ["difícil"] e λέξις ["palavra"]) caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.[1]

A dislexia é mais frequentemente caracterizada pela dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, p. ex. b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, p.ex "ovóv" para vovó. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com a esquerda no sentido espacial.[2] Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir-se com características de vários outros factores de dificuldade de aprendizagem, tais como o déficit de atenção/hiperatividade,[3] dispraxia, discalculia, e/ou disgrafia. Contudo a dislexia e as desordens do déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.[4]


História

Identificada pela primeira vez por BERKLAN em 1881, o termo 'dislexia' foi cunhado em 1887 por Rudolf Berlin, um oftalmologista de Stuttgart, Alemanha.[5] Ele usou o termo para se referir a um jovem que apresentava grande dificuldade no aprendizado da leitura e escrita ao mesmo tempo em que apresentava habilidades intelectuais normais em todos os outros aspectos.

Em 1896, W. Pringle Morgan, um físico britânico de Seaford, Inglaterra publicou uma descrição de uma desordem específica de aprendizado na leitura no British Medical Journal, intitulado "Congenital Word Blindness". O artigo descreve o caso de um menino de 14 anos de idade que não havia aprendido a ler, demonstrando, contudo, inteligência normal e que realizava todas as atividades comuns de uma criança dessa idade.[6]

Durante as décadas de 1890 e início de 1900, James Hinshelwood, oftalmologista escocês, publicou uma série de artigos nos jornais médicos descrevendo casos similares.[7]

Um dos primeiros pesquisadores principais a estudar a dislexia foi Samuel T. Orton, um neurologista que trabalhou inicialmente em vítimas de traumatismos. Em 1925 Orton conheceu o caso de um menino que não conseguia ler e que apresentava sintomas parecidos aos de algumas vítimas de traumatismo. Orton estudou as dificuldades de leitura e concluiu que havia uma síndrome não correlacionada a traumatismos neurológicos que provocava a dificuldade no aprendizado da leitura.

Orton chamou essa condição por strephosymbolia (com o significado de 'símbolos trocados') para descrever sua teoria a respeito de indivíduos com dislexia.[8] Orton observou também que a dificuldade em leitura da dislexia aparentemente não estava correlacionada com dificuldades estritamente visuais.[9] Ele acreditava que essa condição era causada por uma falha na laterização do cérebro.[10] A hipótese referente à especialização dos hemisférios cerebrais de Orton foi alvo de novos estudos póstumos na década de 1980 e 1990, estabelecendo que o lado esquerdo do planum temporale,uma região cerebral associada ao processamento da linguagem é fisicamente maior que a região direita nos cérebros de pessoas não disléxicas; nas pessoas disléxicas, contudo, essas regiões são simétricas ou mesmo ligeiramente maior no lado direito do cérebro.[11]

Pesquisadores estão atualmente buscando uma correlação neurológica e genética para a dificuldade em leitura.[12]



 Causas Físicas


Apesar de não haver um consenso dos cientistas sobre as causas da dislexia, pesquisas recentes apontam fortes evidências neurológicas para a dislexia. Vários pesquisadores sugerem uma origem genética para a dislexia.[13][14][15] Outro fator que vem sendo estudado é a exposição do feto a doses exageradas de testosterona, hormônio masculino, durante a sua formação in-útero no ramo de estudos da teratologia; nesse caso a maior incidência da dislexia em pessoas do sexo masculino seria explicada por abortos naturais de fetos do sexo feminino durante a gestação.

Segundo essas teorias, a dislexia pode ser explicada por causas físico-químicas (genéticas ou hormonais) durante a concepção e a gestação,[16] dando uma explicação sobre os motivos de haver, aproximadamente, 4 pessoas disléxicas do sexo masculino para 1 do sexo feminino. Segundo essa abordagem da dislexia, ela é uma condição que manifesta-se por toda a vida não havendo cura. Em alguns casos remédios e estratégias de compensação auxiliam os disléxicos a conviver e superar suas dificuldades com a linguagem escrita.[17]



 Causas de Má-Formação Congênita

Nessa teoria as causas da dislexia têm origem numa má-formação congênita que devem ser corrigidas por meio de cirurgia e tratamentos medicinais. Seguindo essa teoria:

Muitas dessas causas têm a ver com alterações do sistema craniossacral que precisam ser detectadas e corrigidas.

Muitas outras causas se referem ao sistema proprioceptivo que é um sistema que tem sido descurado pela medicina até muito recentemente.

Muitas outras causas têm a ver com o sistema fascial (fáscia), que é um sistema ainda não muito falado mundialmente.


 Fatores Que Influenciam a Dislexia

Os padrões de movimentos oculares são fundamentais para a leitura eficiente.

São as fixações nos movimentos oculares que garantem que o leitor possa extrair informações visuais do texto. No entanto, algumas palavras são fixadas por um tempo maior que outras.

Por que isso ocorre? Existiriam assim fatores que influenciam ou determinam ou afetam a facilidade ou dificuldade do reconhecimento de palavras, a saber:

familiaridade,

freqüência,

idade da aquisição,

repetição,

significado e contexto,

Regularidade de correspondência entre ortografia-som ou grafema-fonema, 



FONTE/ REFERÊNCIA

Texto retirado na íntegra do site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dislexia
 

DISCALCULIA; dificuldade de aprendizagem matemática

O DIAGNÓSTICO DA DISCALCULIA: CID-10 e DSM-IV



Discalculia não é uma doença. Nem é necessariamente uma condição crônica. Nosso corpo e mente dão forma a um equilíbrio dinâmico que esta constantemente em mudança se adaptando às novas situações. As habilidades cognitivas de um estudante podem progredir além de seu diagnóstico original. Os estudantes podem ter uma vida normal fora das dificuldades matemáticas específicas, embora os problemas frequentemente tendam a remanescer com eles na vida adulta. É importante compreender que as avaliações são somente válidas por um tempo relativamente curto, um ano para crianças e adolescente e menos de dois anos para adultos.

Fazer um diagnóstico é um conceito médico. Durante muitos anos, a ciência médica construiu um modelo biológico para compreensão progressiva dos diferentes transtornos. Este modelo permite desenvolver sistemas de classificação worldwide estandardizados para doenças. Hoje há dois sistemas predominantes.

O CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) é uma classificação estatística internacional das doenças, dos ferimentos e das causas da morte que é publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Seu alvo é criar uma fundação padrão e estável universal para o desenvolvimento da ciência médica.

Devido as críticas recebidas pelo sistema CID, a Associação Americana dos Psiquiatras, (APA), desenvolveu o alternativo DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais). Um dos objetivos principais do DSM é fornecer uma descrição exata de todos os sintomas médicos de modo que seja consultado por doutores ou profissionais de saúde para que possam fazer um diagnóstico correto.

Observação: Antes que um diagnóstico positivo da discalculia seja feito, causas tais como o ensino inadequado ou incorreto, os problemas com visão, audição ou os danos ou doenças neurológicas e doenças psiquiátricas devem ser eliminadas.


CID-10 : F81.2 TRANSTORNO ESPECÍFICO DA HABILIDADE EM ARITMÉTICA




Transtorno que implica uma alteração específica da habilidade em aritmética, não atribuível exclusivamente a um retardo mental global ou à escolarização inadequada. O déficit concerne ao domínio de habilidades computacionais básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão mais do que as habilidades matemáticas abstratas envolvidas na álgebra, trigonometria, geometria ou cálculo.

Inclui:

Acalculia de desenvolvimento .
Discalculia.S
Síndrome de Gerstmann de desenvolvimento .
Transtorno de desenvolvimento do tipo acalculia


Exclui:
acalculia SOE.
dificuldades aritméticas:
associadas a um transtorno da leitura ou da soletração devidas a ensino inadequado




DSM -IV : F81.2 - 315.1 TRANSTORNO DA MATEMÁTICA

Características Diagnósticas

A característica essencial do Transtorno da Matemática consiste em uma capacidade para a realização de operações aritméticas (medida por testes padronizados, individualmente administrados, de cálculo e raciocínio matemático) acentuadamente abaixo da esperada para a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade do indivíduo (Critério A).

A perturbação na matemática interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades da vida diária que exigem habilidades matemáticas (Critério B). Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades na capacidade matemática excedem aquelas geralmente a este associadas (Critério C).


Características e Transtornos Associados


Consultar a seção "Características e Transtornos Associados" referente aos Transtornos da Aprendizagem. O Transtorno da Matemática em geral é encontrado em combinação com o Transtorno da Leitura ou o Transtorno da Expressão Escrita.

Prevalência


A prevalência do Transtorno da Matemática é difícil de estabelecer, uma vez que muitos estudos se concentram na prevalência dos Transtornos da Aprendizagem, sem o cuidado de separar transtornos específicos da Leitura, Matemática ou Expressão Escrita.

A prevalência do Transtorno da Matemática isoladamente (isto é, quando não encontrado em associação com outros Transtornos da Aprendizagem) é estimada como sendo de aproximadamente um em cada cinco casos de Transtorno da Aprendizagem. Estima-se que 1% das crianças em idade escolar têm Transtorno da Matemática.

Curso

Embora os sintomas de dificuldade na matemática (por ex., confusão para conceitos numéricos ou incapacidade de contar corretamente) possam aparecer já na pré-escola ou primeira série, o Transtorno da Matemática raramente é diagnosticado antes do final da primeira série, uma vez que ainda não ocorreu suficiente instrução formal em matemática até este ponto na maioria dos contextos escolares.

O transtorno em geral torna-se visível durante a segunda ou terceira série. Particularmente quando o Transtorno da Matemática está associado com alto QI, a criança pode ser capaz de funcionar no mesmo nível ou quase no mesmo nível que seus colegas da mesma série, podendo o Transtorno da Matemática não ser percebido até a quinta série ou depois desta.

Diagnóstico Diferencial
Consultar a seção "Diagnóstico Diferencial" relativa aos Transtornos da Aprendizagem.

Critérios CID-10/DSM-IV

Critérios Diagnósticos para F81.2 - 315.1 Transtorno da Matemática

A. A capacidade matemática, medida por testes padronizados, individualmente administrados, está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade apropriada à idade do indivíduo.

B. A perturbação no Critério A interfere significativamente no rendimento escolar ou atividades da vida diária que exigem habilidades em matemática.

C. Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades na capacidade matemática excedem aquelas geralmente a este associadas.
Nota para a codificação: Caso esteja presente uma condição médica geral (por ex., neurológica) ou déficit sensorial, codificar no Eixo III.


A discalculia pode ser curada?


Os pais, assim como os professores têm importantes questões sobre discalculia. As perguntas mais freqüentes são:

Que tipo de dificuldades a dislcalculia se refere?

Será que fiz algo de errado?

Que tipo de ajuda é necessária?

A discalculia pode ser curada?

É importante que estas questões sejam respondidas na fase inicial, para se evitar ansiedade desnecessária.

Obviamente, os pais querem saber qual o tipo de dificuldades a criança tem. Eles muitas vezes perguntam ao profissional se ele conhece determinado tipo de dificuldade: Você já conheceu outras crianças com problemas semelhantes? Se o profissional ainda não tratou crianças com determinado tipo de dificuldades, os pais devem ser informados. O importante que se conheça a dificuldade de aprendizagem e formas de tratamentos estudados.

Muitos pais se sentem culpados. Acham ter feito alguma coisa errada, ou talvez por não ter feito o suficiente. Isso não deve ser encarado dessa forma. A criança precisa dos pais para se sentir segura e conseguir e seguir o tratamento com sucesso.

A discalculia pode ser curada? A resposta simples é sim! O diagnóstico discalculia é sempre apenas uma descrição do atual estágio de desenvolvimento, aplicável por um período máximo de um ano. Como a criança desenvolve, as dificuldades que existiam no ano anterior podem ter minimizado ou quase desaparecem.

Se a criança está recebendo tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande. No entanto, muitas vezes algumas partes das dificuldades permanecem de uma forma suave, por exemplo, as dificuldades em recordar fatos numéricos. É habitual que os estudantes irão continuar a ter características destas dificuldades, de uma forma suave, em toda a vida adulta. Capacidade de concentração, no entanto, geralmente melhora consideravelmente, e que muitas vezes vem com a compreensão de conceitos matemáticos e símbolos.



FONTES / REFERÊNCIAS:

 
Traduzido e adaptado do livro What is dyscalculia? Dr B. Adler, 2001, pg. 27

TEXTO RETIRADO NA ÍNTEGRA DO SITE:


 
Postado por Natércia Vorcaro às 00:37


 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Prata da Casa e Escola Luís Rogério








Nos dias 4, 5, e 6 de outubro, das 8h às 12 e das 13h às 17h,  na Cidade do Saber, aconteceu o curso de formação/treinamentos da primeira turma do Projeto Prata da Casa, composta por 29 funcionários. A nossa escola estava representada, pois três Professoras que foram selecionadas para fazer parte do projeto:
 
  CLARICE CARDOSO ALVES
  LUCIENE DOS SANTOS SILVA  
  MARILENE PEREIRA DE JESUS                                                        


 O treinamento teve como objetivo  "preparar o servidor, de acordo com a sua habilidade técnica/profissional, para, na condição de instrutor interno de treinamento, atuar como um multiplicador de conhecimento no âmbito da Prefeitura Municipal".

O Curso de Formação de Multiplicadores da Aprendizagem foi ministrado pela facilitadora Maria Celi Nunes Kramm, foi muito positivo, a prefeitura está de parabéns pela oportunidade, com certeza todos nós que participamos aprendemos muito com a professora Maria Celi. A certificação dos funcionários está programada para o dia 27 de outubro, durante a festa em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado no dia 28 de outubro.





Desfile 28 de setembro



Desfile da nossa escola no dia 28 de setembro, a nossa escola passou pela  Avenida 28 de setembro com muita animação e beleza. As meninas que levaram as bandeiras estavam impecáves, as roupas também. O pessoal do Hip-Hop bem caracterizado e dançando harmoniosamente, foi tão bom que os meninos fizeram grafite durante o desfile, em um grande painel carregado por eles.


O pelotão da diversidade mostrou a Chegança Feminina, o Samba de Roda, o Maculelê, as lendas. Tivemos o pelotão de aniversário, esse pelotão todos os anos tem, porque comemora o aniversário da nossa escola e muitas outras   apresentações que a nossa escola levou para a avenida...

Parabéns a nossa escola e a todos que colaboraram e contribuiram para que o desfile da nossa escola pudesse ir para a avenida. O bolo da nossa escola levado para a avenida está perfeito uma excelente idéia da nossa professora de Artes... foi linda a performace com os pedaços de bolo.

PARABÉNS!!!1

Luís Rogério 29 Inovando



A nossa escola completou 29 anos, na mesma data que Camaçari, 28 de setembro! É mais uma semelhança com o nosso município, a mesma data de aniversário... Este ano brincamos sabiamente com o 29, virou 20+ inove, porque inovar é preciso.

Parabéns Luís Rogério!
Parabéns Camaçari!

Desejamos muitíssimos anos com maravilhosasa inovações!

sábado, 2 de outubro de 2010

Bastidores: produção do desfile 2010



A nossa escola deu show na produção do desfile, muitos professores (as) comprometeram-se a produzir as roupas, objetos e adereços que foram levados para a Avenida 28 de setembro, antiga Radial A, local onde acontece o desfile e por onde passaram 20 escolas municipais mostrando as suas produções.

Este ano, da mesma forma que os outros anos, a nossa escola teve que trabalhar e produzir o desfile sob pressão, por conta da morosidade da Secretaria Municipal da Educação - SEDUC, que inexplicavelmente só tem enviado os recursos que serão utilizados na produção, com somente uma semana de antecedência.

 Compreendemos que todo o material necessário para a produção do desfile do 28 de setembro deverá chegar as escolas ainda no mês de julho, para a produção acontecer no mês de agosto, mesmo que seja necessário utilizar-se de todas as sextas-feiras do mês, e no mês de setembro (mês do desfile) deverá acontecer somente os ajustes e detalhes finais.

Sabemos que podemos produzir mais e melhor, mas para isso precisamos da agilidade da SEDUC, e do envolvimento de todos (as) os professores, porque quando todos contrinuem, a produção fica mais bonita e organizada.

Parabéns a todos, alunos (as), professores (as), funcionários (as) e mães que  juntos na correria contribuiram mais uma vez na produção do desfile, e possibilitaram a nossa escola ir a rua mostrar um pouco o seu trabalho.