terça-feira, 27 de julho de 2010

Dia da Família na Escola - Turno Matutino




A nossa escola realizou nessa terça-feira, 27 de julho de 2010, o Dia da Família na Escola, com o objetivo de estreitar os laços escola-família e proporcionar momentos de descontração e aconchego com os pais dos estudantes. Fo muito bom, aconteceram várias atividades, que envolveram os pais e os estudantes do turno matutino.

Os estudantes, orientados pela professora Carla Rúbia, fizeram a abertura do evento cantando bonitas canções para os pais. Em seguida, a Coordenadora Professora Anacy Rabelo deu as boas vindas a todos, e apresentou-nos uma bonita mensagem, em power point, sobre a família.

A Diretora, Professora Ivanete, tambéu  deu as boas vindas aos pais, saúdou a todos os presentes, e deixou a sua mensagem sobre a importãncia e o valor da família. Todos os professores(as) participaram e deram os presentes que foram ofertados aos pais, vale ressaltar a contribuição da professora Norma Lúcia , Laís e Romualdo, que embalaram os presentes; o Professor Ivonildo que deu apoio com o data show, e demais professores: Rogério, Sandro, Carlos, Maria Cristina, Tãnia Cristina, Maurício, Arali, Neila, professores que dão aulas na terça pela manhã. Professora Iara Torquato, da Coordenação, e todos os funcionários da escola que contribuiram para o evento acontecer.

O momento de muita aprendizagem para todos foi a palestra com o Senhor Antônio Berlim, que tão sabiamente, nos falou do papel da família diante da educação dos filhos (as), e das heranças que os pais devem deixar aos seus filhos (as): finançeira, espiritual, psicológica. A palestra instigou, ensinou e orientou os pais na criação dos filhos (as), eles e sorriram e choram emocionados.

Depois da palestra, com a mediação da Professora Marilene Pereira, aconteceu o desafio de perguntas sobre a nossa escola, o pai ou mãe e ou responsável dos estudantes que acertavam as perguntas iam até a mesa e escolhiam um presente. Por fim, a Diretora, Professora  Ivanete, concluiu o encontro com considerações e com todos cantando a música "Oração pela Família " do Padre Zezinho.

Foi uma manhã muito descontraída e agradável, marcada pela presença dos pais na escola, fato  importante para o processo ensino-aprendizagem. Aguardem, sexta-feira à tarde será a vez do Dia da Família na Escola com os pais dos estudantes do turno vespertino!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Encontro Sobre o IDEB

Prof. Marilene, Diretora Ivanete e Prof. Laís


Hoje, 26 de julho de 2010, aconteceu  na Cidade do Saber, um encontro organizado pela Secretaria de Educação do Município de Camaçari -SEDUC, para falar sobre os avanços das escolas no Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica -IDEB. Estiveram presentes o Secretário Luiz valter, Prof. Graça, o Prefeito Luiz Carlos Caetano, Gestores e outros demais representantes das Unidades de Ensino do munícípio.

A nossa escola foi representada pela  Diretora prof. Ivanete Alves, Prof. Marilene Pereira e Laís Pimenta, e pela representante da Coordenação prof. Iara Torquato. No encontro o clima de alegria era intenso, todas as escolas do  nosso município estão de parabéns, pois, superaram a meta do IDEB. O IDEB é um indíce composto por vários indicadores,  dentre esses indicadores os mais importantes são: Aprovação e desempenho em Língua Portugesa e Matemática.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Copa 2010 na Escola


Copa da África do Sul- 2010







A nossa escola, aproveitou o sábado letivo (17.07) para realizar as apresentações dos (as) educandos sobre os países que fizeram parte da Copa do Mundo. Cada classe, orientada por um (a) professor(a) organizou nas salas apresentações com painéis e decorações sobre as caracteristícas dos países. As atividades também aconteceram no pátio com apresentações de vários grupos de educandos(as), que foram simplesmente lindas. 


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cordel da Copa

A nossa escola entrou no ritmo da copa e a Professora de História, Marilene Pereira, também conhecida como Mary Kota Pereira, escreveu um cordel sobre a Copa  do Mundo 2010, sugerido pela Professora Luciene, de Geografia. 



CORDEL COPA 2010



Depois de quatro anos a copa chegou

Para ser sediada no continente africano

Os amantes do futebol muito alegrou

Os jogos animaram muito o nosso ano.



A África do Sul brilhou ao ser a sede

Foi lindo demais ver tamanha emoção

Ver um povo que simplesmente pede

Para que todos os povos tenham união.



Nelson Mandela líder eterno e forte

Fonte de lição e força para cada vida

Trazes na alma o carisma da sorte

E grande estímulo na nossa lida.



Foi emocionante ver o Bispo Tutu

Dizer: nós somos todos africanos

E ver no mundo e na África do Sul

Uma vez o racismo se dissipando.



A abertura da copa linda de mais

A Shakira feliz cantou Waka Waka

Uma mistura de ritmos que faz

Todos nós cantar a mãe África!



Como que em um deliciosa magia

O mundial de futebol criou e causou

A integração que o mundo queria

Gente diferente se cumprimentou.



A jabulani foi muito comentada

De pé em pé em tantos gramados

A cada jogo, em novas jogadas

O desejo de tê-la era consumado.



O Brasil cabeça de chave do grupo G

Costa do Marfim, Coréia e Portugal

Jogou sem ânimo, técnica e prazer

No primeiro jogo mostrou mau sinal!



Contra a Coréia Norte estava amarrado

Contra Portugal só deu zero a zero

Um time tão ruim e desencantado

Esse Brasil só nos causou desespero.



A seleção só deu zebra, caiu, naufragou

Dunga errou não escalou, não substituiu

Robinho, Kaká e outros foram um horror

Diante da Holanda nossa seleção ruiu.



Com a Argentina não foi diferente

Maradona bastante crente e empolgado

Pensou que seria campeão facilmente

Diante da Alemanha tomou de quatro.



Mick Jagger é o azar vestido em pessoa

O homem mais temido da Copa do Mundo

Nele o olhar de seca pimenteira ressoa

Olhar um time jogar é fracasso profundo.



O Polvo Paul segue confiante na vidência

Fazendo previsões para quem ganhará

Se é irracionalidade ou pura inteligência

O Polvo Paul sempre teima em acertar.



Ele já previu que a campeã será a Espanha

Não sei que base utiliza para essa afirmação

Mas, apontou que a Holanda só apanha

E que os holandeses não se alegrarão.



Ninguém sabe se o Polvo Paul tem razão

Ou se ele só está confundindo e blefando

Mas, até domingo a nossa fala e atenção

Repousará na copa que estará terminando.



E o Brasil derrotado como ficou e está agora

Já esqueceu da derrota e da cruel desilusão

Pensa em se preparar para 2014 sediar e copa

E quem sabe dessa vez será hexa campeão!!!!



Mary Kota Pereira

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Nosso Patrono - Luíz Rogério de Souza

Dados sobre o patrono da nossa escola:



Nome: Luiz Rogério de Souza

Profissão: Médico

Nascimento: 8 de agosto de 1906, Salvador-BA

Filiação: Augusto Celestino de Souza e Adelaide Bloxhan de Souza

Cônjuge: Maria Amélia Galvão de Souza

Filhos: Luiz, Violeta Augusta, Margarida, Amélia, Adelaide, Manoel e Augusto

Falecimento: 1 de agosto de 1981



:: Formação Educacional

Cursou o Primário no Colégio Marista em Esplanada-BA e o Secundário no Colégio Nossa Senhora da Vitória-Marista, Salvador. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, Salvador, 1927.



:: Atividade Profissional

Médico da Secretaria de Saúde Pública, Salvador, Alagoinhas-BA e Serrinha-BA. Redator-chefe do Semanário A Notícia; Secretário Municipal de Educação e Saúde, Salvador, 1959-1964; Diretor do Departamento Social de Vida Universitária da Universidade Federal da Bahia-UFBA, 1961-1965; Diretor do Serviço Médico da UFBA, 1962, Médico da Secretária de Saúde; Presidente do Movimento Brasileiro de Alfabetização-MOBRAL, Ccoordenador da Campanha Nacional de Educação Rural, Presidente da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade-CNEC, 1956-1975, Professor do Colégio Santa Benardete, da Escola Baiana de Medicina e da Faculdade de Educação da UFBA. Presidente da Associação Baiana de Medicina, 1953-1955 e da Sociedade Unificada de Professores Particulares-SUPP/BA, 1953-1954. Membro do Conselho do Instituto de Pesquisa e Treinamento de Artesanato-IPTA e do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia-CREMEB, presidente da Associação dos Municípios da Bahia, 1952-1953. Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, 1968-1971.



:: Mandato Eletivo

Vereador pelo Partido Libertador-PL, Barra-BA, 1932-1936. Deputado Estadual Constituinte pela União Democrática Nacional-UDN, 1947-1951, Suplente de Deputado Estadual, PL, 1951-1955, assumiu o mandato de ago./nov. 1952.



:: Filiação Partidária

PL; UDN.



:: Atividade Partidária

Presidente da Junta Governista, Barreiras-BA, 1930; Secretário Geral do Diretório de Concentração Autonomista da Bahia, Barra, 1934-1937; líder da Oposição na Câmara Municipal de Barra. Delegado do Partido Republicano da Bahia, Delegado Especial da Região do São Francisco, 1937. Delegado Eleitoral da Liga de Ação Social e Política da Bahia.



:: Atividade Parlamentar

Na Assembléia Legislativa, 1º Secretário da Mesa Diretora (1950); titular das Comissões: Administração Municipal (1947-1949), Finanças, Orçamento e Contas (1947-1949), Indústria e Comércio (1947), Constituição e Justiça (1948).



:: Condecorações

Título de Educador Emérito da Bahia. Cidadão Honorário dos Municípios Baianos: Esplanada e Barra. Medalha de Prata do Mérito Educacional Governo da Bahia. Diploma pelos relevantes serviços prestados à classe médica pelo CREMED.



:: Obras e Trabalhos

O que tem de ser traz força e artigos em revistas.








IDEB - Avanço Acima da Média

A nossa escola, obteve um bom avanço no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB, ano 2009. Alcançamos o indíce de 3,6, e ultrapassamos a meta estipulada pelo Ministério da Educação e Cultura- MEC para o ano de 2013, que é de 3,5. Esse avanço é resultado do esforço e compromisso de todos os que fazem a nossa escola.

Volta às Aulas - Boas Vindas!!!



A nossa escola, como sempre faz, deu  boas vindas a todos: alunos(as), professores(as), funcionários e pais, pois, é muito bom receber todos de volta às aulas. A coordenadora, Professora Marinalva e a Diretora, Professora Ivanete Alves  fizeram um lindo painel de boas vindas, que alegrou ainda mais a nossa escola.    

I Encontro estadual do Programa Mais Educação







A nossa escola participou do I Encontro Estadual do Programa Mais Educação, realizados nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2010, na Mansão do Caminho, em Salvador. Esse encontro marca e celebra um novo tempo na educação da Bahia, a tão sonhada e profetizada educação em tempo integral idealizada e sistematizada pelo inesquecível educador baiano, Anísio Teixeira.

 
O Programa Mais Educação é um grande instrumento que temos para alcançar a qualidade na educação e oferecermos novas possibilidades de educação, mais ampla e transversal aos nossos alunos. Longa vida ao Mais Educação.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Encerramento do Semestre - Forró na Escola

    Como acontece todos os anos para encerrar as atividades do primeiro semestre, a nossa escola realizou um gostoso forró, que contou com a participação de todos que fazem parte da nossa escola. Mereçe destaque a decoração linda feita pelos alunos (as) orientados pelas professoras e ARTES.

Foi uma festa linda. com direito a muito forró, quadrilha e animação. Professora Carla Rúbia com muito carisma comandou a festa e puxou a quadrilha e o professor Rogério comandou as atividades esportivas. parabéns a todos os que colaboraram e participaram da nossa festa.



Escola na Câmara Municipal

Alunos (as) apresentando a poesia "Lamento do Rio Camaçari"

Alunos(as) Com a Diretora Profª Ivanete Alves e Profª Marilene Pereira






A nossa escola participando da Sessão Especial do Meio Ambientem na Câmara Municipal de Camaçari.

Escola na Câmara Municipal

Fotos

Escola na Câmara Municipal

A nossa escola foi convidadada pelo vereador Dilson Magalhães para participar de uma Sessão Especial sobre o Meio Ambiente, no dia 11 de junho de 2010.
Fomos para a Cãmara representados pelos alunos da 8ª série E, acompanhados pela Profª Marilene Pereira, e pela Diretora Profª Ivanete Alves, os alunos fizeram uma apresentando declamaram a poesia Lamento do "Rio Camaçari"